terça-feira, 23 de junho de 2009

3º Encontro de Língua Portuguesa

Rúbia e as cursistas

O encontro teve início com uma reflexão do texto de Mahatma Gandhi, onde os cursistas perceberam que mesmo com dificuldades é possível realizar aquilo que deseja.
Em seguida, foi feita a leitura comentada do texto A Moça Tecelã - Marina Colasanti.
Discutiu-se a respeito das atividades enviadas para casa no encontro anterior.
A autobiografia, três professoras fizeram e dois já realizaram com os alunos sendo que: o professor de uma escola o centro da cidade comentou que a atividade com os alunos foi boa. Teve boa aceitação, apenas um ou outro reclamou. Já a outra professora que atua em uma escola de periferia disse que houve rejeição quase total, apenas um ou outro fez sua autobiografia. Essa rejeição atribuiu-se ao fato de serem adolescentes de famílias problemas.
Além da autobiografia, outras atividades do Avançando na Prática tinham sido orientados, mas apenas uma professora realizou com os alunos. As demais atribuições a não aplicação foi a falta de tempo.
A formadora ressaltou que é necessária a aplicação das atividades uma vez que é uma forma de trabalhar diferente com o aluno, além do cursista se autoavaliar. E o momento de constatar seus avanços e dificuldades.
Outras orientações quanto aos gêneros textuais foram feitas, encaminhamentos e avaliação do encontro, onde os cursistas colocaram a satisfação de participar, apenas das dificuldades que os envolvem.
Do que pude perceber do primeiro ao terceiro encontro é que os cursistas estão se esforçando tanto em participar dos momentos e em realizar as atividades propostas, mas ainda se limitam as metodologias tradicionais o que os impede de avançar. Quanto aos relatos ainda são muito tímidos.
Espera-se que com a continuidade da formação, o quadro mude.

DATA: 01/06/2009
DURAÇÃO: 04 horas

Maria Inês de Araújo - coordenadora

2 comentários:

  1. Inês, colega.

    Parabéns pelo blog, muito legal. E parabéns também pelo trabalho. Essas dificuldades relatadas acredito que eram esperadas por todos nós. Mas não se angustie. Continue na mesma força, com a mesma garra e com o mesmo objetivo. O novo sempre nos traz insegurança, por isso que alguns colegas nossos ainda se agarram as velhas metodologias, até porque parecem mais fáceis de serem dominadas e mais cômodas, porém são pessoas como você que vão começando a mostrar que há um caminho não novo, mas diferente na maneira de ser trilhado para fazer a mudança tão esperada na educação que precisamos ter.

    Abraço!
    Ýkaro Campêlo

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!!! amei o seu blog... o conteúdo, seus comentários, as imagens enfim o seu desempenho em acompanhar todo o desenvolvimento do programa que demonstra ser atuante e com dinamismo.
    Com relação as dificuldades,sempre iremos enfrentá-las, porém precisamos está assim como você motivada, para desafiá-las.
    Um abração e muitas saudades!!!
    Ana Juralice.

    ResponderExcluir