terça-feira, 23 de junho de 2009

3º Encontro de Língua Portuguesa

Rúbia e as cursistas

O encontro teve início com uma reflexão do texto de Mahatma Gandhi, onde os cursistas perceberam que mesmo com dificuldades é possível realizar aquilo que deseja.
Em seguida, foi feita a leitura comentada do texto A Moça Tecelã - Marina Colasanti.
Discutiu-se a respeito das atividades enviadas para casa no encontro anterior.
A autobiografia, três professoras fizeram e dois já realizaram com os alunos sendo que: o professor de uma escola o centro da cidade comentou que a atividade com os alunos foi boa. Teve boa aceitação, apenas um ou outro reclamou. Já a outra professora que atua em uma escola de periferia disse que houve rejeição quase total, apenas um ou outro fez sua autobiografia. Essa rejeição atribuiu-se ao fato de serem adolescentes de famílias problemas.
Além da autobiografia, outras atividades do Avançando na Prática tinham sido orientados, mas apenas uma professora realizou com os alunos. As demais atribuições a não aplicação foi a falta de tempo.
A formadora ressaltou que é necessária a aplicação das atividades uma vez que é uma forma de trabalhar diferente com o aluno, além do cursista se autoavaliar. E o momento de constatar seus avanços e dificuldades.
Outras orientações quanto aos gêneros textuais foram feitas, encaminhamentos e avaliação do encontro, onde os cursistas colocaram a satisfação de participar, apenas das dificuldades que os envolvem.
Do que pude perceber do primeiro ao terceiro encontro é que os cursistas estão se esforçando tanto em participar dos momentos e em realizar as atividades propostas, mas ainda se limitam as metodologias tradicionais o que os impede de avançar. Quanto aos relatos ainda são muito tímidos.
Espera-se que com a continuidade da formação, o quadro mude.

DATA: 01/06/2009
DURAÇÃO: 04 horas

Maria Inês de Araújo - coordenadora

2º Encontro do GESTAR II - Língua Portuguesa


Inês e Rúbia

O 2º encontro de Língua Portuguesa aconteceu no dia 21 de maio, às 18 horas e 30 minutos, na Secretaria Municipal de Educação.

PAUTA DA REUNIÃO
Vídeo: O Saber e o Sabor
Árvore das expectativas
Slides: Saudade e lembranças
Texto: Nossa história
Marcos em minha trajetória
Elaboração do cronograma de estudos
Apresentação detalhada do Guia Geral, Cadernos de Teoria e Prática e Atividades de Apoio a Aprendizagem
Esclarecimentos sobre o Avançando na Prática
Lição de casa
Avaliação do encontro

O encontro contou com a presença da formadora Rúbia e as cursistas: Maria José, Inácia Lúcia, Verônica, Goretti e Mariclécia. Teve a duração de 04 horas.